sábado, novembro 21, 2009

PSS 2010 começa neste domingo para 47.690 candidatos

Setecentos e noventa vagas a mais, 26 novos cursos de graduação e a criação de duas vagas extras, em cada curso de graduação, exclusivas para candidatos indígenas. Essas são as principais novidades do Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS), que inicia neste domingo, dia 22 de novembro. Este ano, 50.232 mil candidatos disputam as 6.152 vagas, em 144 cursos de graduação.

Do total de candidatos inscritos, 47.690 farão a primeira fase do PSS neste domingo. A prova será composta por 55 questões de múltipla escolha, cinco de cada uma das 11 disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, História, Geografia, Física, Química, Matemática, Biologia, Sociologia e Filosofia. A prova será realizada das 8 às 13 horas (horário de Belém), em 24 municípios do Estado e ainda no Distrito de Icoaraci, na Região Metropolitana de Belém.

Pela primeira vez, a Universidade destina vagas, especificamente, para candidatos indígenas. Foram homologadas 194 inscrições. Entre os cursos mais concorridos para este segmento, estão Medicina, pedagogia e Direito. Já entre as demais inscrições, Educação Física atraiu grande número de candidatos cotistas e Medicina, de não-cotistas. O recém-criado curso de Fisioterapia aparece entre os mais disputados entre as duas listagens.

Marilucia Oliveira, diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS), lembra que, para terem acesso ao seu local de prova, os candidatos deverão apresentar o cartão de inscrição e um documento original de identificação oficial, que pode ser a Carteira de Identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social, a Carteira de Habilitação, o Passaporte, o Certificado de Reservista das Forças Armadas, a Carteira de Identificação Militar ou a Carteira de Conselho de Classe.

Outra orientação importante da diretora é que os candidatos visitem seu local de prova com antecedência e atentem para o horário. Recomenda-se que cada estudante vá até a escola onde realizará a prova, verifique sua localização exata, quais os ônibus que necessitará pegar e qual o tempo de descolamento até o local de prova. Vale lembrar que todos devem estar no local onde realizarão a primeira fase do concurso com uma hora de antecedência, ou seja, até as sete horas da manhã, horário de Belém.

Os 263 portadores de necessidades educativas especiais que participam das provas do próximo domingo farão as avaliações no Atelier de Artes da UFPA e no Instituto Álvaro de Azevedo. A expectativa do CEPS é que a divulgação do resultado desta etapa do concurso seja, em média, dez dias após o exame.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fonte: http://www.ufpa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário