segunda-feira, março 08, 2010

Coletiva divulga aprovados no Plano de Formação Docente

Segunda-feira, 08 de Março de 2010
UFPA - Universidade Federal do Pará
08.03.2010 11:00

O “Listão” do Plano de Formação Docente do Estado do Pará (PARFOR) será divulgado na próxima quarta-feira, 10 de março, relacionando os nomes de cerca de 7.247 professores das redes municipal e estadual. É o maior “Listão” que o Estado do Pará divulga com relação ao ingresso em instituições de nível superior. Os selecionados são professores das redes de ensino estadual e municipal que ainda não têm formação superior prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação ou lecionam disciplina diferente da de sua área de formação. Fruto do esforço institucional da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e da Universidade Rural da Amazônia (UFRA).

Dados do Censo da Educação revelam que apenas 10% dos professores que atuam na capital e no interior do Pará têm a qualificação adequada. São mais de 40 mil professores do ensino básico da rede pública que não possuem formação em curso superior e outros 22 mil possuem uma graduação, mas em área diferente da de sua formação inicial.

Para solucionar as dificuldades da educação básica, o MEC instituiu a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. A Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-PA) aderiu ao plano buscando integração com os sistemas municipal e federal para qualificar os docentes que atuam na educação básica no Estado, tanto em graduação, como em pós-graduação. Com esse objetivo, a Secretaria de Educação (SEDUC-PA) recorreu ao Protocolo SEDUC-IES, que se constitui em um acordo de cooperação entre a SEDUC-PA e as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Estado, na tentativa de superar os problemas quanto à carência de professores capacitados e qualificados para atuar nas escolas das redes municipal e estadual de ensino paraense. O protocolo elaborou o Plano de Formação Docente do Estado do Pará, o qual está em execução com financiamento do governo federal ( mais de 70%) e dos governos estadual e municipal.

A professora municipalizada Edna Jordão da Silva, 47 anos e 27 de carreira, do município de Bujaru, aguarda ansiosa a seleção na Plataforma Freire. Edna leciona desde 1996 para turmas de primeira até quarta série, mas antes, ela ensinava disciplinas sociais, como História, Geografia, Estudos Amazônicos. Fez vestibular para Sociologia em 1994 e passou, porém não pôde concluir. Para ela, é muito importante ser contemplada com a vaga do Plano de Formação Docente. Diz que são muitas as vantagens para quem tem nível superior e que suas amigas já formadas podem fazer pós-graduação e crescer profissionalmente. “Sei que esse curso possibilita isso”, afirma.

Texto:Divulgação Parfor/Seduc
no Portal da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário