sábado, março 27, 2010

Conteúdo Programático de Sociologia

Ao iniciar o período letivo é de minha prática informar aos alunos o conteúdo programático correspondente às suas séries. Portanto, antes de fazê-lo para todas as turmas do ensino médio, faço postagem da notícia sobre o Seminário de Filosofia e Sociologia realizado em Belém com o objetivo de discutir a Lei 11.684/08, culminando com a elaboração dos conteúdos pelos professores presentes, eu inclusive:


Boletim nº 40 – 12 de dezembro de 2008

Presidente do Sinsesp participa de Seminário que discute
Filosofia e sociologia como disciplinas obrigatórias



Em função da Lei 11.684/08 aprovada este ano que incluiu a Filosofia e Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do Ensino Médio a partir de 2009, a diretoria de Ensino Médio e Educação Profissional, por meio da coordenação de Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação (Pará), realizou nos dias 1° e 2 de dezembro de 2008, o Seminário de Filosofia e Sociologia.

O evento contou com as participações do presidente do Sinsesp, Prof. Lejeune Mato Grosso de Carvalho, do Prof. Dr. Celso Favaretto (Universidade de São Paulo), da Profa. Drª Maria Marize Duarte (Universidade Estadual do Pará), da Profª Elisabeth de Assis Dias (Universidade Federal do Pará), entre outros. Além da SEDUC, o Fórum de Sociologia do Pará foi um dos organizadores e apoiadores do Seminário.

O principal objetivo do seminário foi reunir especialistas, entidades e instituições, ligadas à área para deliberar e definir propostas para inclusão das referidas disciplinas na rede pública estadual de forma coerente e responsável, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação/MEC. A uniformização das disciplinas visando o acesso aos cursos de nível superior e a qualificação dos docentes são os destaques da discussão.

Entre as Entidades e Instituições convidadas e/ou participantes destacam-se a Universidade Federal do Pará – UFPA (docentes e discentes); Universidade Estadual do Pará – UEPA (docentes); Universidade da Amazônia – UNAMA (docentes e discentes); Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ (docentes e discentes); Conselho Federal de Educação; Conselho Estadual de Educação; Unidades Regionais de Educação; Unidades Seduc na Escola; Fórum de Sociologia; Associação de Graduados em Filosofia; Conselho Tutelar; Tribunal de Justiça do Estado por meio da Vara da Infância e Juventude; Sindicato dos Profissionais das Escolas Particulares; Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública. Em torno de cem professores da rede estadual de ensino participaram do evento, sendo que pelo menos 60 eram sociólogos e professores de Sociologia.

Os profissionais que participaram do evento se reuniram separadamente (Filosofia e Sociologia) para apresentação das propostas aprovadas, as quais formalizadas em documento, que servirão como subsídios para a implantação das disciplinas na rede estadual de ensino já em 2009.

Nesse sentido, uma Proposta de Conteúdo de Sociologia Elaborada e Aprovada no Seminário foi um dos aspectos relevantes do evento. A proposta contempla o processo de construção do conhecimento humano e formação do pensamento sociológico, método e principais correntes sociológicas, cultura e ideologia, cultura e dominação, organização social do trabalho, questões e problemas sociais da contemporaneidade, tecnologia e sociedade, história da formação do pensamento sociológico brasileiro, entre outros aspectos.

O presidente do Sinsesp discutiu tanto com o Fórum Estadual de Sociologia como com o diretor da SEDUC, Luiz Otávio, a possibilidade de organizarmos em Belém do Pará, em julho de 2009, o nosso 2º Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia e Filosofia (o 1º Encontro foi realizado em SP, em julho de 2007). A proposta teve extrema acolhida e em janeiro de 2009, essa resposta será formalizada.

Fonte: www.sociologos.org.br

2 comentários:

  1. EU ME FORMEI EM SOCIOLOGIA EM 2008 MAIS AINDA NÃO TENHO REGISTRO EM COSELHJO AAGORA QUE ME REGISTRAR E SEI COMM FAZER E ONDE SE LOCALIZA O CONSELHO PODEM ME AJUDAR

    ResponderExcluir
  2. Posso informar o e-mail do Sindicato dos Sociólogos:

    sinsep2011@gmail.com

    ResponderExcluir